Asfalto

É interessante comentar que sempre que alguém está em uma rodovia de qualidade, geralmente viajando, comenta-se que aquele asfalto da rodovia, é um “verdadeiro tapete“. Dessa forma, o veículo pode percorrer sobre o asfalto com conforto e muita segurança.  Enfim, quando se define o asfalto como um tapete, significa que a empresa aplicou material de primeira qualidade.

Por isso que a Conspav se compromete em utilizar asfalto de qualidade, pois o mesmo influencia no conforto do cliente e principalmente, à segurança e também a durabilidade do asfalto aplicado.

Portanto, é fundamental todo o cuidado, manejo, escolha do material, aplicação do asfalto escolhido, pois  um asfalto de qualidade, garante a estabilidade, aderência dos pneus, itens imprescindíveis para qualidade de vida de quem utiliza. Por fim, a Conspav preza totalmente todos os requisitos de qualidade e segurança do asfalto, valoriza cada etapa de produção com a garantia de entrega de um produto de qualidade.

São diversos tipos de asfalto, o que mais utilizamos é o concreto betuminoso usinado a quente (CBUQ), que  é formado por uma substância ligante (geralmente, o cimento asfáltico de petróleo, proveniente da destilação do petróleo) e por areia ou brita. A homogeneização dos agregados miúdos e graúdos com o CAP é realizada e feita em uma usina de asfalto, por meio da usinagem a quente. A mistura é levada até o local de sua aplicação por caminhões equipados, sendo lançada por um equipamento denominado vibroacabadora (em obras com metragens grandes). Logo depois de ser aplicado ao piso, esse tipo de pavimento é compactado por rolos compactadores até que chegue à densidade determinada em projeto.

 

Como é feita a aplicação do asfalto?

A Conspav analisa cuidadosamente o solo a ser realizada a pavimentação asfáltica. Para pisos que nunca foram pavimentados,  após a terraplanagem, limpeza do terreno, e após o nivelamento do piso é aplicado uma base granular composto por pedras que serão compactadas para serem fixas a base. Após esta etapa aplica-se o RR2C (emulsão betuminosa ligante) que garante a aderência do CBUQ, há casos que necessita a aplicação de CM30 (emulsão betuminoso impermeabilizante).

Após esta aplicação aplica-se o CBUQ, que pode se de forma manual ou mecanizada (dependendo da metragem)  Quando frio, o material endurece e fica preso à base. Para finalizar, o empreiteiro da Conspav analisa toda a aplicação e verifica a qualidade da obra.